terça-feira, 27 de julho de 2010

Oldnew School



Joss Stone, Amy Winehouse, Sharon Jones, Nicole Willis. Vi com entusiasmo o ressurgimento, de uns anos pra cá, da soul music. Não entendia como um gênero tão importante para a musica pop, que colocou os artistas negros definitivamente nas paradas dos brancos, que criou as bases para o funk e o hip hop, pudesse ter ficado no tempo, datado.

Agora, essa nova onda soul traz de volta, revisitados, os arranjos, timbres e a melodia dos anos 60. Numa época em que a ditadura da chamada música para dançar martela na mesma batida, as novas divas ganham público com malemolência e suingue. É pop? Claro, isso é soul music.

Depois das garotas, os rapazes. Postei aqui clipes de alguns nomes que, espero, ouviremos falar muito ainda. Cantores que parecem ter saído de um compacto da Motown, da Stax, da Chess. O curioso é que, apesar de genuinamente americano, o movimento em torno da nova soul music é forte na Europa, de onde vem os franceses Ben l’Oncle Soul e Mr. Day. E mesmo Mayer Hawthorne, nascido no Michigan e vivendo em Los Angeles, tem a agenda lotada de shows do outro lado do Atlântico.

Hits inegáveis, difícil não ouvir nessas canções ecos de Smokey Robinson, Curtis Mayfield, Otis Redding. Mas como definir um pastiche na era do sample? Ao deixar claras suas influências, cada um desses novos artistas mostra de onde parte, mas o caminho que seguem é próprio. 

A nova onda já tem nome, cunhado por mim e Sassá, amigo músico: Oldnew School.

Groove it!












2 comentários:

  1. Sim, essas que postei são nesse astral mesmo! Mas esses caras também têm as inevitáveis e irresistíveis baladas, como todo bom cantor de soul.

    Beijo!

    ResponderExcluir